Diretor da Agência Peixe Vivo defende planos como guia das ações das bacias

24/08/2018 - 7:46


O diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman, fez uma defesa da aplicação dos planos de bacias hidrográficas como guia das ações dos comitês nesta quinta-feira (23), penúltimo dia de programação do XX ENCOB. Schvartzman apresentou o case “Implementação das ações e metas nos planos de bacia” durante a mesa de diálogos “Desafios e Oportunidades na gestão dos recursos hídricos”, atividade do evento que acontece em Florianópolis.
A Agência Peixe Vivo é delegatária dos comitês das bacias dos rios São Francisco, das Velhas, Pará e Verde Grande (MG) e oferece suporte técnico e orçamentário para a realização das ações das duas bacias. Os planos são instrumentos que preveem as ações a serem desenvolvidas no âmbito da bacia a fim de atingir as metas ao final de determinado período. “Como técnico, indico que uma maneira correta de realizar um sonho é trabalhar por ele. Os planos são o mapa do caminho para atingir as nossas metas. Claro que existem as situações emergenciais e que os comitês também têm o seu papel político, mas é seu dever de casa implementar os instrumentos de gestão”, afirmou Schvartzman.

O representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Flávio Hadler Troger, também falou sobre a experiência da agência na implementação dos planos de bacia.
A mesa apresentou ainda o case “Mobilização e participação para elaboração de plano de bacia”, pelo presidente do Fórum Mineiro de Bacias Hidrográficas, Marcus Vinícius Polignano; “8º Fórum Mundial da Água: legado e reflexões”, “Balanço do Projeto Legado” e “Mestrado profissional em rede nacional em gestão e regulação de recursos hídricos”. À tarde, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

O XX ENCOB encerra nesta sexta-feira (24) após workshop de avaliação dos participantes sobre o encontro.

*Texto: Ana Cláudia Araújo
*Fotos: Rodrigo Sambaqui