Seminário promovido pelo CBHSF trouxe resultado da recuperação hidroambiental nas porções média e baixa do Rio Piauí

01/02/2019 - 9:58


Nesta quarta-feira (30), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) promoveu um seminário na Casa da Aposentadoria, em Penedo (AL), para apresentar os resultados do Projeto de Recuperação Hidroambiental nas porções média e baixa do Rio Piauí.


Na oportunidade, estiveram presentes o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes, representantes da OAB Alagoas e Sergipe, as secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Penedo, Teotônio Vilela e Junqueiro, a Companhia de Saneamento de Sergipe, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), além de beneficiários do projeto.

A engenheira florestal da NATUS Engenharia, Karen Andrade, que coordenou a mobilização social neste projeto, disse que o objetivo é proteger e recuperar mananciais importantes da bacia, além de difundir princípios de educação e mobilização socioambiental garantindo a sustentabilidade das ações chanceladas pelo Comitê. “Nossa área de atuação foi nos municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Junqueiro, Penedo, São Sebastião e Teotônio Vilela. Reforçamos a mobilização social com seminários, a apresentação das ações, sensibilizamos os beneficiários sobre a importância das ações do projeto, dentre outras atividades”, disse.
Segundo o assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Manoel Vieira, este é mais um projeto hidroambiental financiado pelo Comitê que está chegando à sua conclusão. “Nessa oportunidade, foram recuperadas mais de 352 nascentes e aproximadamente 180 hectares de área de preservação permanente receberam a plantação de 130 mil mudas. O projeto foi executado nas porções média e baixa do Rio Piauí, principal afluente do Rio São Francisco no Estado de Alagoas. Ao todo foram investidos mais de dois milhões de reais”, explicou. Além disso, 71.500 metros de cerca foram colocados na região e 40 estruturas em solocimento foram instaladas.
Vieira acrescentou que o objetivo do projeto é melhorar a oferta hídrica na região tanto na qualidade quanto na quantidade. “Já foi realizado outro projeto no alto do Rio Piauí, sendo assim toda bacia deste local recebeu recuperação de mais de 500 nascentes”.
O agricultor Edvan Manoel mora no povoado de Pindorama, em Coruripe (AL), e é beneficiário do projeto financiado pelo Comitê. “A equipe nos qualificou com a mobilização social e agora fazemos a manutenção sozinhos. Atuamos, limpamos e preservamos o local, como também realizamos o plantio de mudas, cercas e limpeza do solo”, contou.
O vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, garante a continuidade dos projetos de recuperação de nascentes. “Observamos que era preciso ter um olhar mais abrangente e a NATUS Engenharia teve essa percepção, pois trouxe uma apresentação esclarecedora de como foi a realidade da execução do projeto. O Comitê dará continuidade aos projetos nas nascentes para manter o Rio São Francisco preservado”, pontuou.
A secretária da Câmara Consultiva, Rosa Cecília Lima dos Santos, reforçou sobre a importância da água para todos como fonte de vida e finalizou pedindo que todos dessem as mãos para realizar uma oração pelas vítimas e familiares das vítimas da tragédia que ocorreu em Brumadinho (MG).


Veja mais fotos: 

*Texto: Deisy Nascimento / Fotos: Lícia Souto