CCR Médio realiza audiência ordinária itinerante em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente

14/03/2018 - 18:04


A Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente (CBHC), realizou, nesta quarta-feira (13 de março), sua Reunião Ordinária itinerante no Auditório Pe. Aldo Luccetta, na Associação das Comunidades da Escola Família Agrícola de Santana (ACEFASA), município de Santana (BA) , para dialogarem sobre planejamento, ações e projetos.
Participaram do encontro o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o presidente do CBHC, João de Deus, o coordenador do Fórum Baiano de Comitês e presidente do CBH dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBH-PASO), Anselmo Caires, o presidente do CBH dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ), Adão Paiva, o diretor de Águas e Irrigação da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), José Cisino, representantes do Poder Público Municipal, INEMA, SEMA/BA, SAAE Correntina, SEPLAN/BA, EMBASA, Associação Dos Apicultores de Santana e Adjacências (AAPISA), Conselho de Desenvolvimento do Território do Rio Corrente (CODETER), Pastoral do Meio Ambiente, e representantes da sociedade civil em geral.
Durante a reunião foram debatidos temas como preservação ambiental, elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), projetos hidroambientais, nova metodologia de cobrança pelo uso da água, Fórum Mundial da Água, planos de bacias, edital do CBHSF para recebimento de demandas de projetos e definições sobre a campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”.
José Cisino, representante da AIBA, falou sobre o estudo científico conduzido pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) em parceria com Universidade de Viçosa e a Delegação de Nebraska sobre o aquífero Urucuia. “Com o estudo completo será possível ter ideia de até quanto é possível extrair do Aquífero Urucuia sem atingir a água reserva, ou seja, aquela que não se repõe. A AIBA não está fazendo pressão no Estado para usar a água. O que se tem buscado é o conhecimento sobre o potencial hídrico que temos disponível. O que temos feito é buscar o máximo de informações possíveis para que a exploração dessa água seja racional e sustentável”, ressaltou Cisino, que disse ainda que o resultado da pesquisa será compartilhado com os Comitês.
O coordenador do CODETER da Bacia do Corrente e secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santana, João Trajano, exibiu durante a plenária um pequeno vídeo que expôs a deficiência do município no quesito esgotamento sanitário. Ele revelou que o esgoto é canalizado, sem tratamento algum, e direcionado para o rio. Para Ednaldo Campos a situação é grave e necessita de intervenções imediatas. “O CBHSF não vai ficar de olhos fechados diante desta situação. Precisamos urgentemente fazer um diagnóstico para entendermos os impactos e traçarmos medidas para reverter esse quadro. Todos temos que nos responsabilizar. Prefeitura, INEMA, CODEVASF, SEMA, Ministério Público, CBHC, CBHSF, precisamos unir forças”, convocou Campos.
O presidente do CBHC, João de Deus, falou sobre o Plano de Bacia do Corrente. “O CBHC vem cobrando do governo do Estado a finalização do Plano de Bacia do Rio Corrente. Entretanto, o processo de continuidade permanece parado na morosidade da burocracia do Estado. Nós precisamos gerir os recursos hídricos da nossa bacia com respeito e responsabilidade, mas para termos sucesso absoluto dependemos do plano de bacia”, concluiu João.
Segundo Ednaldo Campos, na última reunião de apresentação do Plano Novo Chico, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado sinalizou a continuidade dos planos de bacia dos Rios Grande e Corrente (CBHG e CBHC). “O CBHSF, representado neste encontro por seu presidente Anivaldo Miranda, se posicionou firmemente sobre a importância desses planos e se dispôs a realizar uma parceria com o estado ajudando no cadastro dos usuários do Corrente e do Grande. Nós estamos trabalhando juntos para que essa demanda seja concretizada o mais breve possível”, finalizou Campos.

Veja fotos da reunião

 
*Texto e fotos Higor Soares