CCR Médio reúne comissão de análise de projetos em Paramirim no Centro Sul baiano

14/06/2018 - 19:59


A comissão de Análise de projetos da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco se reuniu nesta quinta feira (14/06) para avaliarem as propostas recebidas em atendimento ao Edital de Chamamento Público Nº 01/2018, para apresentação de demandas espontâneas destinadas à implantação de serviços de requalificação ambiental pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
A reunião aconteceu na sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paramirim e Santo Onofre (CBH-PASO), no município de Paramirim, região Centro Sul do estado da Bahia. Além da comissão de análises composta por Glauciana de Araújo, Cecília de Oliveira e João Batista, auxiliaram nos serviços o Coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o Presidente do CBH-PASO e Coordenador do Fórum Baiano de Águas, Anselmo Caíres, a Auxiliar Administrativa da Agência Peixe Vivo, Francimara Souza e o membro suplente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ) Roberto Rivelino Rocha.
Foram recebidos pela CCR Médio 37 propostas de projetos que visavam beneficiamento em questões ambientais para cerca de 30 municípios diferentes. Após análise criteriosa, levando em consideração as exigências do Edital e observando os critérios de enquadramento das propostas (de acordo com a Deliberação nº 97/2017), a comissão pré-selecionou 28 propostas que serão encaminhados a Diretoria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (DIREC) para avaliação final.
Os projetos aprovados na última etapa de avaliação serão contemplados com intervenções custeadas por meio de atos convocatórios da Agência Peixe Vivo, entidade delegatária do CBHSF. O montante total de investimentos será da ordem de 2,5 milhões, recurso oriundo da cobrança pelo uso da água.
Para Anselmo Caíres as propostas de projeto são o reflexo atual da situação dos municípios que compõe a bacia. Segundo ele, “As ações realizadas através das propostas de demanda espontâneas são de fundamental importância para o fortalecimento da luta socioambiental. Nós pretendemos atingir os anseios daqueles que convivem diariamente com as mazelas causadas pelo uso irracional dos recursos ambientais na nossa bacia”.
Membra da comissão de Análise de projetos, a Professora Cecília de Oliveira, comentou sobre a demanda de projetos, para ela, “é extremamente gratificante analisar tantas propostas conscientes e preocupadas com questões tão menosprezadas pelo poder público. O CBHSF mais uma vez segue o caminho certo de construir suas propostas a partir da base”, comentou Cecília.
Visivelmente feliz, o Coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, comentou sobre o resultado final da pré-seleção. “A grande maioria dos projetos se enquadra na proposta do CBHSF e nós iremos lutar para contemplar o máximo possível. Nosso trabalho é acreditar e investir em soluções sustentáveis e práticas pra que possamos transformar o mundo ao nosso redor em um lugar ambientalmente preparado para receber as próximas gerações”, finalizou Ednaldo.
Confira as fotos da reunião:

*Texto: Higor Soares
*Fotos: Higor Soares