CCR Médio São Francisco analisa projetos selecionados em Ibotirama (BA)

13/07/2018 - 10:55


A Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco realizou nesta quinta-feira (12/07), no município de Ibotirama (BA), a etapa de defesa dos projetos submetidos ao Edital de Chamamento Público Nº 01/2018, para apresentação de demandas espontâneas destinadas à implantação de serviços de requalificação ambiental pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Durante a primeira etapa de análise, realizada em junho no município de Paramirim (BA), a Comissão de Análise de Projetos da CCR Médio São Francisco havia pré-selecionado 28 propostas de um total de 37 recebidas. Para a apresentação de defesa 25 compareceram. Destes, 12 projetos foram aprovados para receberem aporte financeiro, totalizando um valor global de 2,5 milhões. O recurso dos investimentos do CBHSF é oriundo da cobrança pelo uso da água e tem sua gestão feita pela Agência Peixe Vivo.
Segundo João de Deus, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente e membro da Comissão de Análise de Projetos, os critérios utilizados para hierarquização das demandas foram, além dos constantes no Edital, o potencial de continuidade e replicação da proposta bem como o nível de urgência da intervenção. “Todos os projetos apresentados são interessantes e importantes. Quando avaliamos quais seriam os escolhidos finais optamos por aqueles que se mostram com maior potencial de continuidade e que podem servir de modelo para futuras ações comunitárias ou intervenções do CBHSF. Levamos em consideração também a urgência da intervenção, avaliando, através das apresentações, quais necessitavam de atenção imediata”, explicou João.
Para Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, o evento de apresentação e defesa dos projetos pelas proponentes representa uma mudança no comportamento das comunidades na forma de ver e conviver com o São Francisco. “É importante enxergamos essas demandas como um ato político das comunidades para com os recursos naturais que as rodeiam. O que vemos aqui é o engajamento popular focado em preservar suas nascentes, leitos, riachos, fauna, flora e toda a vida que a Bacia do São Francisco generosamente abastece. Me emociona ver o compromisso dessas pessoas e renova minhas energias para continuar a labuta diária. O CBHSF mais uma vez acerta ao trabalhar lado a lado com as pessoas que melhor conhecem a realidade do nosso Velho Chico”, finalizou Ednaldo.
Confira as fotos da reunião: 

*Texto: Higor Soares