CCR Alto São Francisco realiza reunião para discutir ações e projetos

11/02/2019 - 10:33


A Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco reuniu-se de forma ordinária, na última sexta-feira (08 de fevereiro), em Belo Horizonte (MG), para avaliar as ações, projetos e Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em execução.


Durante o encontro, o assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, fez uma apresentação sobre a situação dos projetos e dos PMSBs em elaboração na região do Alto São Francisco. Estão sendo elaborados os Planos Municipais de Saneamento Básico de cinco municípios: Piedade dos Gerais, Piracema, São José da Lapa, Serra da Saudade e Felixlândia, localizados no estado de Minas Gerais (Alto São Francisco), contemplando todo o território dos municípios e abrangendo os quatro componentes de saneamento. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já elaborou o PMSB para outros 10 municípios do Alto São Francisco. São eles: Abaeté, Bom Despacho, Lagoa da Prata, Moema, Papagaios, Pompéu, Jaíba, Matias Cardoso, Ponto Chique e São Romão. Thiago Campos informou que um novo chamamento público para a elaboração de PMSBs foi aprovado.
Durante a reunião, foi informado que o projeto intitulado “Plantando árvores, produzindo água, vamos matar a sede dos nossos rios”, que consiste na reforma e implantação do sistema de irrigação do viveiro de Patos de Minas já foi concluído. O projeto é uma parceria entre CBHSF, a Agência Peixe Vivo, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Prefeitura de Patos de Minas e visa produzir uma média de 700 mil mudas/ano destinadas à recuperação do Velho Chico.
Outro importante projeto que está com o Termo de Referência sendo elaborado é o de implantação de uma nova captação de água no Rio São Francisco, no município de Pirapora (MG), para atender à demanda de água para uma população estimada de 34 mil pessoas.
Rompimento da Barragem em Brumadinho
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, Winston Caetano de Souza, esteve presente na reunião da CCR Alto São Francisco e agradeceu o apoio do Comitê. “Agradeço o apoio do CBHSF na triste tragédia de Brumadinho. Os danos causados à bacia do Paraopeba são gravíssimos e qualquer plano de recuperação da bacia tem que ter o CBH Paraopeba como principal protagonista”, disse.
O número de mortes causadas pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, chegou neste domingo (10 de fevereiro) a 165 pessoas. Dados divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) apontam que, do total de vítimas fatais, já foram identificados 156 corpos.
Ainda continuam desaparecidas 160 pessoas, sendo 38 funcionários da Vale e 122 trabalhadores terceirizados ou moradores da região. Permanecem desabrigadas 138 pessoas e duas vítimas ainda estão hospitalizadas.
O membro da CCR Alto São Francisco, Ronald Guerra, visitou a região de Brumadinho junto com o CBHSF e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e disse que os valores estão invertidos. “Estive em Brumadinho e fiquei chocado com a tragédia humana que aconteceu. É muito triste ver tantas pessoas que perderam a vida. É um absurdo existir barragem à montante. Fico desolado de ver que o poder econômico sempre prevalece. Não pode haver barragens de mineração em cima de uma população. Os valores estão invertidos! O que vale mais: a vida de uma população ou o poder econômico de uma empresa? Temos que trabalhar de forma preventiva para que não ocorram mais tragédias como as de Mariana e Brumadinho”, afirmou.
A CCR Alto decidiu fazer uma moção de apoio ao CBH Rio Paraopeba.


Veja mais fotos da reunião:


Coordenação da CCR Alto
Durante a reunião realizada no dia 08 de fevereiro, a então coordenadora da CCR Alto São Francisco, Sílvia Freedman, se despediu e se retirou do cargo de coordenação da Câmara.
Será realizada uma reunião extraordinária da CCR Alto São Francisco para eleição do novo coordenador dentre outros assuntos de pauta.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Ohana Padilha