CBH Rio das Velhas completa 20 anos de implementação

05/07/2018 - 10:51


Maior afluente em extensão da Bacia do São Francisco, o Rio das Velhas conta com um comitê extremamente atuante.
No dia 29 de junho o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o maior afluente em extensão da Bacia do Rio São Francisco, completou 20 anos desde sua implementação. A data foi comemorada na 100ª Reunião Plenária da entidade, realizada no mesmo dia, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A celebração contou com a presença de pessoas que ajudaram a construir a história do Comitê.
O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, comemorou as conquistas do colegiado: “Vinte anos não são 20 dias, por isso há que se comemorar. Eu sei que cada um dos que estão aqui ajudou a cuidar de um pedacinho de chão desta bacia e tem uma história para contar. Por isso fica a certeza de que, mesmo que eventualmente não tenhamos tido todas as vitórias, nunca perdemos a certeza da luta, nunca deixamos de estar presentes, nunca nos omitimos, nunca deixamos de questionar e cobrar aquilo que é verdadeiro”.
O evento contou também com a presença da diretora-geral do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Marília Melo, do secretário do CBH Rio das Velhas, Renato Constâncio, e da diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes. Todos eles destacaram como a sua relação com o comitê nasceu e se consolidou ao longo desses 20 anos. “A responsabilidade da gestão de recursos hídricos passa por pensar um sistema que realmente atenda aos anseios da sociedade. E, quando a gente olha para trás e faz uma avaliação da atuação dos diversos comitês em Minas, a gente vê como o [CBH Rio das] Velhas fez esse papel. Esse comitê, em vários momentos da sua história, chegou muito próximo da sociedade, muito próximo de dar a resposta que essa política pública precisa dar de fato à sociedade”, afirmou a diretora do IGAM.
Confira as fotos da reunião plenária: 


Conheça o Rio das Velhas
Com 801 km, o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da Bacia do São Francisco. Nasce no município de Ouro Preto, dentro do Parque Municipal das Andorinhas, e deságua no Velho Chico no distrito de Barra do Guaicuy, município de Várzea da Palma, na região central de Minas Gerais.
A população da Bacia do Velhas, estimada em 4.406.190 milhões de habitantes (IBGE, 2000), está distribuída nos 51 municípios cortados pelo rio e seus afluentes.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas foi criado pelo Decreto nº 39.692 de 29/06/1998 e possui 56 conselheiros, dentre titulares e suplentes.
Mais informações: http://2017.cbhsaofrancisco.org.br/2017/comites-de-afluentes/cbh-do-rio-das-velhas-minas-gerais/

*Texto: Mariana Martins com informações do CBH Rio das Velhas
*Fotos: Fernando Piancastelli