Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu elege nova diretoria

09/08/2018 - 11:44


Na manhã de ontem (08/08) foi realizada reunião na sede da Associação Microrregional do Noroeste de Minas (Minor), em Paracatu (MG), para eleger os membros da nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu. Venceu a chapa “Água para Todos”, composta por Antônio Eustáquio Vieira, o Tonhão, que a partir de hoje exerce o cargo de presidente do colegiado; o vice Denys Herculano de Castro, que é secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Lagoa Grande (MG); Adson Ribeiro, representante da Irriganor, ocupa o cargo de secretário do CBH; e Lara Ferreira da Cunha Fonseca, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), exercerá a função de secretária-adjunta.
Entre as propostas da diretoria eleita destacam-se a atualização do Plano de Bacia do CBH Paracatu e a estruturação do Comitê, com instalação adequada e manutenção através de recursos do estado, o que será realizado em articulação com o Igam. Além disso, a nova gestão propõe firmar um Pacto das Águas na Bacia. De acordo com Tonhão, “o objetivo deste pacto é integrar poder público, usuários e comunidade no gerenciamento dos recursos hídricos da Bacia, pois somente assim será possível atender a todos com igualdade e equilíbrio para a sobrevivência e sustentabilidade da Bacia”, afirma.
A nova diretoria pretende ainda buscar novas parcerias para promover educação ambiental, implementar ações sustentáveis, aumento de representatividade, fortalecimento das Câmaras Técnicas, criação de subcomitês, dentre outros.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu foi criado pelo Decreto nº 40.014 de 03/11/1998 e possui 48 conselheiros, dentre titulares e suplentes. A Bacia abrange 16 municípios e uma população de cerca de 281 mil habitantes.

*Texto: Mariana Martins