Barragem de Zabumbão na Bahia está em alerta para risco de rompimento

20/02/2019 - 15:03


Em relatório divulgado no fim do ano passado, a Agência Nacional de Águas (ANA) elencou inúmeras barragens brasileiras com risco de rompimento. Apenas na Bahia são dez. Entre elas está a barragem do Zabumbão, que abastece Paramirim e mais três municípios vizinhos. Entre os problemas apontados estão falta de manutenção e riscos estruturais.


Apesar de não estar em risco extremo, a situação do Zabumbão é delicada e preocupa as autoridades.
“Não queremos deixar a sociedade em pânico, mas a barragem está em fase de alerta e é de se preocupar. Se não tomarmos providências coisas piores poderão acontecer”, destacou o presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO), Anselmo Barbosa Caires.
Caires chama a atenção sobre os problemas estruturais que a barragem possui, como a falta de manutenção e a ausência de funcionários para medição constante. Mas informou que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia fiscalizam a barragem a cada 6 meses e emitem um relatório.
O presidente ressaltou que o Comitê vem fazendo a gestão dos 27 municípios que compõem a região dos rios Paramirim e Santo Onofre e que está atento sobre as decisões que estão sendo tomadas pelo governo federal.
Ouça a entrevista completa do presidente, Anselmo Caires. 
Assista também a reportagem da TV Aratu/SBT sobre o risco de rompimento do Zabumbão.
 

*Fonte: Paramirim Agora