As cidades mineiras de Itaúna e Pedro Leopoldo, ambas inseridas na bacia do rio São Francisco, no Alto São Francisco, aderiram a campanha Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico, uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) na promoção do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, no próximo dia 03 de junho.
No dia, a cidade de Itaúna, localizada a 76 km de Belo Horizonte (MG), realizará, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), uma blitz educativa em sinais de trânsito. A intenção é sensibilizar motoristas e pedestres da necessidade de voltar os olhos para a causa, bem como buscar alternativas de conscientização e preocupação com o rio São Francisco.
Já em Pedro Leopoldo, a prefeitura da cidade inseriu o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico inseriu na programação da Semana do Meio Ambiente. Será feito um plantio de mudas em homenagem à causa do rio São Francisco. O ato ocorrerá em frente à Prefeitura Municipal, a partir das 13 horas. A cidade está localizada a 46km da capital mineira.
Ações em Três Marias
A cidade ribeirinha de Três Marias, localizada a 270km de Belo Horizonte, também está engajada à campanha do CBHSF. No dia 03 de junho, serão realizadas inúmeras atividades ao longo do rio, entre outras, ações como barqueata ecológica- cortejo de barcos – entre a cidade e a foz do rio abaeté; bem como a limpeza do rio neste trajeto; lançamento da pedra fundamental do aquário do rio São Francisco; e criação do Centro Hídrico-Social Ambiental do Velho Chico.
Assessoria de Comunicação do CBHSF