CCR do Baixo engaja-se na campanha pela defesa do Velho Chico

11/04/2014 - 12:16

Mesmo em clima de mudança administrativa – pela saída de Avânio Feitosa da coordenação – a Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco mostrou-se totalmente empenhada em engajar-se na campanha Dia Nacional de Defesa do Velho Chico, que será protagonizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no dia 3 de junho, com ações sincronizadas no país. Em reunião realizada em Penedo (AL), nesta quinta-feira (10.04), os membros da CCR discutiram ideias que possam ser desenvolvidas desde já, mobilizando a população para a campanha na área de influência da câmara.
“O Comitê não quer apenas marcar o seu nome, se fortalecer politicamente, nem fazer protesto contra nada e nem ninguém, mas criar e auxiliar em ações que demonstrem a nossa preocupação com o rio”, norteou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, que participou da reunião ao lado do secretário José Maciel Oliveira. “Importante é que a mídia possa divulgar as mais diferentes manifestações, grandes demandas que precisam ser popularizadas, como é o caso da revitalização, que precisa sair do papel; discussão sobre as vazões reduzidas, debate sobre a navegação no rio, enfim”, disse Miranda.
Ao final da reunião, os membros da Câmara resolveram criar uma comissão para ocupar-se da organização de algumas ações estratégicas, acompanhar articulações e buscar apoios. Na própria reunião, os participantes se prontificaram a dar a sua colaboração: Valeska Cavalcante, representante da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), garantiu a colocação de uma mensagem sobre a campanha nas contas de água que atingem consumidores de 138 municípios alagoanos; Carlos Eduardo Ribeiro, da ong Canoa de Tolda, fará um passeio pelo rio a bordo da embarcação canoa de tolda, envolvendo escolares, em Brejo Grande; Tobias Basilio garantiu divulgar a campanha nos impressos da OAB Sergipe; Anivaldo Miranda vai inserir a campanha na programação da Semana do Meio Ambiente da Semar (Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas). Outras ações foram igualmente pensadas por outros participantes da reunião.
A reunião constou ainda de discussão sobre os projetos hidroambientais a serem desenvolvidos na região com recursos gerados pela cobrança sobre o uso da água e de uma apresentação do Projeto Renas-Ser – Recuperação de Nascentes nos Sertão de Alagoas, feita pela representante da instituição, Maria do Carmo Vieira.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF