No dia 22 de março, a cidade mineira de Pompéu, no Alto São Francisco, será sede da última consulta pública da fase de “metas, ações e investimentos” do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que está sendo elaborado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O evento acontecerá a partir das 14 horas na Câmara de Vereadores, localizada no Centro da cidade.
A atual rodada de consultas já aconteceu em outras regiões fisiográficas da bacia nas seguintes cidades: Neópolis (SE), no Baixo São Francisco; Jacobina (BA), no Submédio São Francisco; e Luis Eduardo Magalhães (BA), no Médio São Francisco.
Com recursos da cobrança pelo uso das águas, o CBHSF está investindo cerca de R$ 6,6 milhões na atualização do Plano, que já passou por etapas como diagnóstico, cenários e prognósticos e terá aprovação final no próximo semestre, conforme explica o diretor técnico da agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, Alberto Simon: “Daqui até agosto, quando o Plano será submetido aos membros do Comitê em plenária ordinária, teremos mais uma rodada de consultas públicas (quarta fase), que servirá para apresentar à população o formato final do Plano”, disse.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF