Diretoria colegiada do CBHSF e Agência Peixe Vivo realizam videoconferência e tratam sobre andamento de projetos, pacto das águas e Campanha Vire Carranca 2020

04/05/2020 - 11:39

Os membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram na última quinta-feira (30) em uma videoconferência com representantes da Agência Peixe Vivo e o diretor da empresa de comunicação TantoExpresso para tratar de diversas pautas relativas ao andamento das atividades do CBHSF durante este ano.

Dentre as pautas, os integrantes pontuaram o andamento de projetos, pacto das águas e a campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico 2020. Além dessas pautas, os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCR) do CBHSF relataram as ações tomadas frente a pandemia da Covid-19, bem como a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, fez um breve relato a respeito dos possíveis impactos relacionados à suspensão da cobrança pelo uso da água na BHSF.

Durante a reunião, o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, colocou em pauta a exoneração da promotora de justiça do Ministério Público da Bahia, coordenadora do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco (NUSF), Luciana Khoury. “Precisamos nos pronunciar enquanto Comitê e reconhecer o trabalho e a luta da promotora Luciana Khoury e o que ela representa enquanto gestão de recursos hídricos. Iremos elaborar uma carta institucional junto aos outros comitês para parabenizar e agradecer a promotora pelo trabalho irretocável que ela desempenhou”.

Adson Ribeiro, coordenador da CCR Alto São Francisco, disse que as reuniões por videoconferência estão sendo bem produtivas, principalmente neste momento isolamento social devido a pandemia da Covid-19. “É muito importante que nós continuemos realizando estas reuniões para nos mantermos atualizados sobre o que acontece no Comitê, como também para discutir as diversas situações que nos apresentam, pois não podemos ficar parados. Em relação a CCR do Alto também estamos trabalhando em regime de isolamento social. Temos cumprido rigorosamente a quarentena, mas estamos bem ativos nas redes sociais, debatendo pautas ligadas ao volume dos reservatórios e de chuvas na região, como a necessidade de informação sobre os projetos de recuperação hidroambiental da CCR”.

Rúbia Mansur, gerente de integração da Agência Peixe Vivo trouxe as pautas para serem alinhadas com os demais membros da DIREC e juntamente com o Thiago Campos, que é gerente de projetos da APV, apresentou a situação em que se encontram os projetos em andamento e os demandados.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, falou sobre as próximas ações relativas ao Pacto das Águas. “Foi contratada uma consultoria para desenvolver uma metodologia que nos permita entender melhor o que seria o Pacto das Águas, os passos a serem dados, a agenda que será trabalhada. É algo pioneiro no Brasil. Iremos construir e daremos o pontapé inicial em breve. O consultor já apresentou os primeiros diagnósticos, questão histórica das vazões e, no final ele arremataria como seria o pacto e como ele se desdobraria. Queremos apresentar na primeira plenária após a pandemia esta pauta e diante da sua extensão devemos dedicar um dia inteiro para nos debruçarmos sobre o assunto”, explicou.

Paulo Vilela, da TantoExpresso, apresentou aos membros da DIREC a Campanha Carranca 2020, que vai trazer um conceito importante sobre a vida, “Vire Carranca. Velho Chico Vivo” e pela vida. “Vivo como o ecossistema e o semiárido que sustenta e por tudo que eles representam. É uma campanha rica em cores e que traz vários personagens importantes que margeiam o Velho Chico”, explicou.

Já Célia Froes, diretora da Agência Peixe Vivo, falou sobre os possíveis impactos relacionados à suspensão da cobrança pelo uso da água na BHSF. “A ANA editou uma resolução suspendendo o pagamento até agosto deste ano e isso vai refletir no custeio da entidade. Precisamos nos articular para realizar uma reunião entre o Comitê, a ANA e a Agência a fim de debater o que irá significar essa quebra de arrecadação e as alternativas de discussão para saber como seremos orientados”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Deisy Nascimento