Você já ouviu falar na água virtual?

06/07/2016 - 18:25

Em casa ou no trabalho, é possível perceber o quanto de água se consome com higiene e alimentação. Mas, na maioria das vezes, a quantidade de água utilizada no processo de produção dos objetos de consumo passa despercebida.
Para reverter esse quadro, foi criado o conceito de água virtual, que representa o volume de água utilizado para produzir bens de consumo, de origem animal, vegetal e mineral. A expressão “virtual” foi adotada porque a água esteve no processo produtivo, mas não está no objeto final.
Com base no cálculo da água virtual os governantes constroem políticas hídricas de gestão e uso dos rios e ecologistas fazem alerta sobre a necessidade de reduzir o consumo de água e repensar em como ela é utilizada.
Além dos cuidados para não desperdiçar água com torneira e chuveiro abertos, mangueira para lavar carro e varanda, avalie se o que você vai comprar é mesmo necessário, pois uma grande quantidade de água foi usada para fabricar aquele produto. Desperdiçar uma mercadoria acaba sendo também um desperdício de águia.