A região do vale do São Francisco se tornou famosa internacionalmente pela sua beleza natural e também pela já tradicional produção de vinhos tropicais. Não é a toa que milhares de turistas visitam o local todos os anos, e já tornaram a área um dos destinos de viagem mais cobiçados para quem gosta de enoturismo, isto é, conhecer diferentes regiões de vinícolas e seus vinhos.
Estas atividades são um exemplo de turismo sustentável na região, que exploram economicamente o rio sem danos ecológicos. Um destes roteiros é o Vapor do Vinho, uma viagem de barco explorando o clima, as belas paisagens, a cultura e os sabores da região. Toda a excursão dura em média quatro dias, e é um verdadeiro passeio pelas águas e pela cultura do Velho Chico, com direito a conhecer a música e poesia local além da apreciação de vinhos e espumantes produzidos no Vale do São Francisco.
A jornada passa por várias cidades e começa de ônibus em Juazeiro, vai até Petrolina e segue até chegar em Porto Chico Periquito, no município de Sobradinho. De lá, o curso segue de barco até a Vinícola Ouro Verde (Miolo/Lovara), no município de Casa Nova, onde a comitiva retorna ao ponto de partida.