Compostagem e outros cuidados com os resíduos

13/02/2014 - 18:19

Já falamos em uma postagem anterior sobre a importância de cuidar do lixo para que ele não polua o rio ou a praia da sua cidade, também já demos algumas sugestões sustentáveis para o descarte ou reaproveitamento do lixo, uma dessas dicas foi a compostagem.
Só para relembrar, a compostagem é o processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico, que serve para enriquecer sua horta, fortalecer as plantas e jardins. Mas você sabe o que pode estar em uma composteira? Não são todos os resíduos orgânicos que podem ser adicionados a ela, entre os que podem compor a sua compostagem estão: cascas e talos de verduras e legumes, serragem sem verniz, folhas secas e alimentos cozidos ou assados, desde que esses contenham pouco sódio e conservantes e já estejam secos.
Na região da Bacia do Rio São Francisco o descarte de resíduos de maneira inadequada já pode ser notado pela poluição de alguns afluentes. No ano passado alguns universitários rondonistas fizeram um mutirão em defesa do Velho Chico, realizando a limpeza da praia de Pão de Açúcar. Veja aqui.