Com o passar dos anos a emergência em torno da sustentabilidade ganhou os meios de comunicação e o apoio de muitas pessoas, organizações voltadas para a preservação ambiental se tornaram mais comuns e uma posição mais consciente tem sido cobrada da sociedade. Mas por que tanto alarde acerca desse tema?
O crescimento dos centros urbanos é assustador, são cada vez mais prédios, mais carros e maiores empreendimento e todo esse desenvolvimento tem um preço. Em alguns lugares é preciso desmatar para abrir espaço para novas construções, com isso perde-se exemplares da fauna e da flora local. Com o aumento da população aumenta também a produção de lixo, infelizmente, na maioria dos lugares o lixo ainda não é descartado da maneira correta e é esse lixo que polui as ruas e com a chuva acabam nos rios e mares.
Na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco a poluição das águas com o lixo é um dos grandes problemas e a falta de saneamento básico também. Os animais aquáticos são prejudicados e consequentemente as comunidades ribeirinhas, já que muitas têm a pesca como principal fonte de renda.
O Comitê do São Francisco possui hoje uma série de projetos hidroambientais que estão sendo aplicados em algumas cidades da bacia, cada projeto tem como objetivo melhorar a qualidade e a quantidade da água nos afluentes do Velho Chico.
A degradação ambiental é crescente junto com o desenvolvimento das cidades, mas a preocupação com a sustentabilidade e com a preservação dos recursos naturais também precisa ser. A atitude de cuidar do planeta e ser mais sustentável precisa partir de cada um, assim o mundo se manterá vivo e esterá em boas condições para as próximas gerações.