Muita água para um planeta só. Será mesmo?

18/12/2013 - 17:41

Ela está presente em todos os lugares, representa cerca de 71% de toda a superfície terrestre e, mais ou menos, 75% de toda a composição corporal do ser humano, sem falar das frutas, que em sua maioria também são quase totalmente feitas dela, como a melancia, a banana, o melão e o abacaxi. O assunto de hoje é água.
O que mais se ouve falar por aí é da futura escassez desse precioso recurso natural, mas o que é que leva as pessoas a causarem tanto alarde a cerca desse assunto? Mais da metade da Terra não é feita de água? Sim, mais da metade do planeta é feito de água, mas grande parte dessa água não pode ser consumida pelo ser humano, pois estão nos oceanos ou congeladas em geleiras. Apenas 1% de todo o volume de água é representado por rios, lagos e fontes subterrâneas, é daí que surge a grande preocupação, muitas fontes de água estão sendo poluídas e se tornando inapropriada para o consumo.
Muitos rios ao redor do mundo um dia já foram saudáveis e hoje não são mais, devido ao descarte inadequado de lixo, como é o caso do rio Tietê em São Paulo. No rio São Francisco alguns de seus afluentes já enfrentam esse problema de poluição e contaminação das águas, com isso os maiores prejudicados são os ribeirinhos e também a vida dos animais aquáticos. Em alguns desses afluentes já foi aplicado o projeto de recuperação hidroambiental, promovido pelo Comitê, que busca melhorar a qualidade e a quantidade das águas. Dentre as ações inseridas em cada projeto estão a recuperação das nascentes e a conscientização da comunidade local, para que preservem e não mais poluam a natureza.