Impacto sobre as águas: Poluição Química

07/07/2014 - 21:16

Muitos elementos poluentes são despejados todos os dias nas águas dos rios, principalmente o esgoto doméstico e industrial, que, sem o devido tratamento é despejado diretamente nos rios em muitas cidades.

A poluição química está diretamente relacionada ao excesso de nitrogênio nas águas, o qual, por meio de atividades humanas e animais, acarreta em um crescimento descontrolado de algas, que, por vez, tem o nitrogênio como um dos principais motivadores de crescimento.
Este fenômeno que altera a característica do meio aquático é chamado de eutrofização e pode resultar em uma série de fatores visíveis à população, como a mortandade de peixes, eventuais maus odores ou uma mudança radical de cor.
O assoreamento do rio somado aos processos de eutrofização pode levar lentamente ao desaparecimento do corpo da água e é por esse e outros motivos que é importante que a população fique atenta às mudanças na vegetação (como o crescimento de algas) nas margens do rio, já que esse estado pode ser um “termômetro” de avaliação da poluição química despejada.