Fontes de energia renovável

23/06/2016 - 9:00

Com o aumento do uso de aparelhos tecnológicos, aumenta também o uso de energia nas casas, empresas e indústrias. As fontes de energia renovável podem ser usados sem preocupação, já que não se esgotam na natureza. O desenvolvimento de fontes de energia renovável é um modo de defesa do Velho Chico, pois para as usinas hidrelétricas gerarem energia um alto volume de água é consumido.
A energia eólica e solar são exemplos renováveis, porque o sol e o vento são constantes. Na energia solar, painéis fotovoltaicos captam a radiação do sol e a transforma em energia, e pode ser instalados nos telhados ou em áreas abertas. Já na energia eólica, cataventos são colocados em áreas amplas para captarem o vento, ativando um gerador.
A grande vantagem da energia renovável é a reduzida emissão de poluentes, uma vez que quase não gera resíduos em sua instalação e manutenção. Além de não extrair uma quantidade maior de recursos do que a natureza pode ofertar. No Brasil, o crescimento da energia eólica tem sido um destaque, principalmente nos estados de Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.