Enoturismo: turismo sustentável no Vale

03/03/2016 - 10:22

No Vale do São Francisco, o enoturismo vem se desenvolvendo e se difundindo, trazendo cada vez mais benefícios à região. O cultivo de vinhos em plena caatinga é visto como uma raridade e as terras e águas são-franciscanas ajudam efetivamente para que isso aconteça. Além do mais, essa atividade tem tudo a ver com o Velho Chico por ser um exemplo de turismo sustentável, já que exploram economicamente o rio sem danos ecológicos.
O Pólo Vitivinícola do Vale do São Francisco, em uma área de mais de 10 mil hectares, reúne sete vinícolas entre Pernambuco e Bahia. As cidades que se destacam são Lagoa Grande, a capital da uva e do vinho do Nordeste, Santa Maria da Boa Vista, município que sedia a vinícola pioneira, e Casa Nova, a cidade baiana que incrementou o enoturismo na região.
O Vale do São Francisco atrai milhares de turistas do mundo inteiro pelos passeios às vinícolas. Além de conhecer os vinhos e os seus derivados, os visitantes conhecem a história das cidades ribeirinhas, as tradições, o folclore, a gastronomia da região e suas belezas naturais.