A atual crise hídrica da bacia São Francisco

08/05/2015 - 16:08

O rio São Francisco, um dos mais belos patrimônios naturais do Brasil, está pedindo socorro. Isso está acontecendo graças à cobiça do ser humano, que utiliza das riquezas do rio para realizar suas atividades lucrativas e o que devolvem ao rio é sujeira e poluição.
Pela primeira vez na história, a nascente do Velho Chico, situada na Serra da Canastra, secou. Este desastre aconteceu por conta do desmatamento e do fogo que eliminaram a vegetação que retêm as águas e abastecem os lençóis freáticos. O rio sofre também com o assoreamento, o desmate das matas ciliares, a erosão, o sobreuso das águas, os represamentos, a poluição dos esgotos e dos efluentes industriais, a contaminação de metais pesados e também dos agrotóxicos.
Além disso, a pesca predatória agrava a ameaça de extinção de peixes da acia hidrográfica do São Francisco, como o Surubim, o Dourado e outros que fazem parte da piracema.
O Velho Chico precisa ser respeitado e as agressões à natureza precisam diminuir. As atividades antrópicas devem ser realizadas com consciência e isso depende dos humanos sentirem mais sede de água do que de lucro.