30km percorrendo o Velho Chico

11/05/2015 - 17:54

Um grupo de nadadores e ativistas ambientais percorreram a nado um trecho do rio São Francisco com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação do rio. O desafio foi liderado por um experiente nadador paulista, que vive em Alagoas, Edmundo Arthur Foschini, e, no dia 31 de maio, saíram de Penedo percorrendo 30k pelo rio em direção à Piaçabucu.
A equipe estava composta pelos nadadores Edmundo Arthur Foschini,  o baiano Ricardo Serravalle, o alagoano Ricardo Lima, e, acompanhando no jetski, Roberto Nascimento e, em terra,  Mara Foschini.
Após 10h10 de muitas braçadas ao longo do rio, o desafio foi completo. A equipe de atletas relataram que, mesmo nadando tanto tempo, não viram sequer um peixe em todo o trajeto. Eles ainda alertam para o fato da poluição, o excesso de algas, que muitas vezes impediram o nado e causaram até problemas no motor do jetski, e do baixo volume das águas do rio.
“De longe tudo ainda é muito belo, porém, quando entramos no rio é que podemos ter uma visão mais completa de sua atual situação. O sentimento é que estávamos nadando em um rio morto.  Todos ficamos muito tristes com tudo que vimos e não vimos”, conta Ricardo Serravalle.
Quem quiser conferir as fotos e o relato sobre o desafio, acesse.