Comitê entrega mais três Planos Municipais de Saneamento

30/12/2015 - 8:32

A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, começará o ano de 2016 com uma importante ação em prol da bacia. No dia 8 de janeiro, às 9h, na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, Pernambuco, acontecerá a cerimônia pública de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico das cidades de Pesqueira, Flores e Afogados da Ingazeira, todas do Sertão do Pajeú, importante afluente pernambucano do Velho Chico.
A construção do Plano foi iniciada em maio de 2014, pela empresa mineira Gesois, e contou com consultas populares, levantamento de dados e visitas técnicas. Os Planos Municipais de Saneamento representam um conjunto de estudos e diagnósticos para a adoção de medidas hidroambientais, como o tratamento dos resíduos sólidos, a demanda hídrica dos municípios e projetos de conservação das matas ciliares.
O secretário a Câmara Consultiva (CCR) do Submédio São Francisco, Elias da Silva, informa que os Planos já foram entregues aos prefeitos dos três municípios, “mas esse evento marca uma apresentação pública, inclusive na presença dos moradores e dos vereadores, que são responsáveis pela aprovação. Caberá, então, às prefeituras executarem as ações previstas, garantindo a melhor qualidade e quantidade das águas”, explica.
A elaboração dos Planos é fruto dos recursos oriundos da cobrança pelo uso das águas da bacia do rio São Francisco. Elias Silva informa ainda que, na oportunidade, a CCR Submédio fará o lançamento do Ato Convocatório para seleção de projetos de recuperação hidroambiental em cidades do Submédio. “Serão selecionados quatro projetos que visem intervenções para melhoria de rios e nascentes”. O valor total para os quatro projetos será informado na ocasião.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF