Começa em Brasília debate sobre a nova metodologia de cobrança de recursos hídricos

25/08/2017 - 12:53

PLENARIA_GiulianaVinci_25:08IMG_9998
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza hoje (25 de agosto) sua XX Plenária Extraordinária para debater sobre a nova metodologia de cobrança pelo uso dos recursos hídricos, em Brasília (DF).
Durante a abertura do encontro, com a participação de aproximadamente 150 pessoas, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, ressaltou a expectativa da discussão para a gestão dos recursos hídricos. “Nós fomos pioneiros na atualização do Plano Nacional de Recursos Hídricos e também seremos pioneiros na nova metodologia de cobrança”.
“Quando colocamos em pauta a atualização dos preços, estamos cumprindo com o nosso dever, que é também o reconhecimento de que a água tem valor econômico”, explicou o presidente. Segundo Anivaldo, a atualização da metodologia é um grande exemplo de boas práticas para outros Comitês.

montagem abertura PlenariaPara Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, a nova metodologia é um exemplo a ser seguido por outros comitês de bacia

A participação social também foi abordada pelo presidente. “O objetivo do nosso trabalho é cada vez mais estimular a participação social, para que o sistema funcione com autonomia”, avaliou.
O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Jair Vieira Tannus Júnior, participou da abertura e anunciou a elaboração de um edital que será lançado ainda neste semestre para destinar recursos de multas aplicadas pelo Ibama na autuação de crimes ambientais para o Comitê. “Uma das prioridades do Ministério do Meio Ambiente é a revitalização da Bacia do São Francisco e esse será um grande passo para a realização dessa meta”, explicou.
Participaram da abertura o secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, Ednaldo Campos e o secretário da CCR Submédio, Almacks Silva e o coordenador da CCR Baixo, Honey Gama.

Confira as fotos da abertura

Homenagem
O evento começou com um minuto de silêncio pelo falecimento do ativista ambiental quilombola da Bahia, João da Conceição Santos, o Joãozinho do Mangal, referência para a pauta.
O presidente do CBHSF lamentou a perda do ativista. “Em função do seu desaparecimento trágico vamos ter que caminhar sem a sua presença no processo de organização do nosso Comitê. Foi uma grande perda para todos”.

 
Por Mariana Martins
Fotos: Giuliana Vinci