Quarta edição da Revista Chico é lançada durante a reunião plenária do CBHSF

06/12/2018 - 6:36


Durante a XXXV Reunião Plenária Ordinária e a XXI Reunião Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) que acontece nos dias 06 e 07 de dezembro, em Montes Claros, os conselheiros e convidados do Comitê receberam a mais nova edição da Revista Chico.


Intitulada “Crônica de uma tragédia anunciada”, a Chico narra a crise hídrica e os impactos da Transposição do Rio São Francisco na região do açude do Boqueirão, em Campina Verde, que é abastecido pelo chamado Eixo Leste, que entrou em operação, ainda em fase de teste, em abril de 2017.
Outro destaque é o uso de agrotóxicos no Brasil, a publicação explica o que está em jogo com o Projeto de Lei que trata do uso, registro e controle dos agrotóxicos no país. E traz também quem foi a favor e contra a PL 6299/02.
Em agosto, durante o XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), representantes de CBHS de todo o país, discutiram o impacto de grandes tragédias ambientais nos recursos humanos. Em foco Barcarena, Mariana e Correntina.
A publicação também destaca o risco de morte do bioma do Cerrado. Com metade da área desmatada, a vegetação pode desaparecer ainda neste século. A matéria destaca a fauna do bioma do Cerrado.
Importante centro de pesquisas arqueológicas, Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, reúne belezas naturais, paisagens pouco convencionais e muita história. A Chico traz nesta edição os detalhes e curiosidades da região.
A publicação também traz entrevista com a presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Ferreira; a falta de repasse dos recursos da Cobrança pelo Uso da Água por parte do governo de Minas Gerais; depoimento de Ailton Krenak, intelectual que luta pelos direitos dos povos indígenas do Brasil; a história do rei do Cangaço, Lampião; e a arte da sustentabilidade e preservação ambiental do Grupo Matizes, que se utiliza da agulha e da linha.
 

Boa leitura!


Confira a versão online da quarta edição da Revista Chico:


 

*Texto: Ohana Padilha