Seminário no Alto São Francisco dá início à obra hidroambiental na região

15/08/2013 - 15:42

No último domingo (11.08), a empresa executora das obras de recuperação hidroambiental do Ribeirão São Pedro, localizado no município de Paracatu, em Minas Gerais, promoveu um seminário de abertura dos trabalhos com as comunidades da região. A iniciativa partiu do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, que destinou recursos originários da cobrança pelo uso da água. No total, R$ 445 mil reais serão aplicados com o intuito de aumentar a qualidade e quantidade de água desse importante manancial do rio São Francisco.
Ao longo de seis meses – prazo de execução da obra -, estão previstos a construção de 4.207 metros de terraceamentos para controlar o processo de erosão do solo; 9.094 metros de cercamentos para a proteção de nascentes; adequação de 30,6 quilômetros de estradas rurais, com a construção de sarjetas (para drenagem superficial) e lombadas (para desviar fluxos d´água), além de 306 barraginhas (bacias de contenção).
Participaram do encontro a empresa executora das obras, a Verga Engenharia, com sede em Montes Claros (MG); o membro suplente do CBHSF e presidente do CBH Paracatu, Antônio Eustáquio Vieira; o engenheiro da agência de bacia do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Thiago Campos; e as duas comunidades locais contempladas, que são o povoado de XV de Novembro e Carapinas.
Clique para visualizar o Ato Convocatório e Termo de Referência.
Clique e acesse todas as matérias relacionadas aos Projetos Hidroambientais.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF