Selecionada empresa para obras no Médio São Francisco

17/05/2013 - 11:36

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, por meio da sua agência de bacia, AGB Peixe Vivo, selecionou a empresa Localmaq Ltda, com sede em Montes Claros (MG), para execução de obras hidroambientais nos municípios de Paratinga, Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, todos localizados no estado da Bahia, no Médio São Francisco.
Com recursos originários da cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco, as intervenções técnicas ocorrerão no rio Santo Onofre (Paratinga),  Barra do rio Pituba (Serra do Ramalho) e Lagoa das Piranhas (Bom Jesus da Lapa), e têm em vista o aumento da qualidade e quantidade de água desses importantes afluentes do Velho Chico.
Entre as ações que serão realizadas estão a recuperação e proteção de nascentes, recomposição das matas ciliares, diminuição das voçorocas, construção de estradas ecológicas, adequação de estradas e cercamento de mananciais, além do trabalho de mobilização social.
Na visão do coordenador da Câmara Consultiva do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, “os projetos previstos visam revitalizar e mobilizar toda a sociedade, buscando preservar o Rio São Francisco, que é, de fato, o bem mais importante para todos. Sei que é um grande desafio, mas estamos fazendo a nossa parte”.
Com previsão de início para o segundo semestre de 2013, os projetos no Médio São Francisco envolverá recursos, destinados pelo CBHSF, da ordem de  R$1,5 milhão. Os trabalhos terão a duração aproximada de oito meses (Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa) e 12 meses (Paratinga).
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF