Primeira obra hidroambiental com recursos da cobrança é entregue no Alto São Francisco

23/05/2013 - 11:04

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF concluiu na última semana a sua primeira obra hidroambiental financiada com recursos da cobrança pelo uso da água do rio. As intervenções técnicas executadas no munícipio de Guaraciama (MG), no Alto São Francisco, objetivaram aumentar a quantidade e a qualidade da água de dois mananciais, o rio das Pedras e o Corrégo Buritis.
Em evento realizado na sede municipal no último sábado (20.5), a empresa executora do projeto, a Verga Engenharia, promoveu um seminário com a presença de representantes do poder público municipal e da comunidade local com o intuito de informa-los sobre o fim dos trabalhos e alertá-los para a importância de preservar o que foi revitalizado.
Presente no encontro, a diretora geral da agência de bacia do CBHSF, a AGB Peixe Vivo, Célia Fróes, afirmou “a importância da entrega dessa obra para a região, uma vez que foi financiada com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco e beneficiará inúmeras famílias, além de proteger um bem muito importante para a sociedade, que é o Velho Chico e seus afluentes”.
Desde agosto de 2012, quando começaram os serviços, a empresa realizou terraceamentos numa área total de 92 hectares, com vistas a reduzir o assoreamento dos cursos d’água; cercamento de margens e nascentes ao longo de 2.859 metros; construção de 374 lombadas para adequação das estradas rurais e de 374 barraginhas para captação de água da chuva.
Além das intervenções físicas, foram desenvolvidas ações de mobilização social junto aos moradores, para conscientização ambiental. Aproximadamente R$ 530 mil reais foram destinados pelo CBHSF para a execução do projeto.
Atualmente o Comitê executa outras 21 obras da mesma natureza nas quatro regiões fisiográficas da bacia – Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco – em localidades dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Todos os projetos são financiadas com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF