CCR do Médio realiza encontros com comunidades para discutir projetos hidroambientais

25/03/2013 - 19:06

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, vem realizando uma série de reuniões e visitas na região para apresentar propostas e buscar colaborações visando os projetos de recuperação hidroambiental dos rios Verde e Jacaré, em Irecê; rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa; e rio Brejão, localizado no município de Santa Maria da Vitória, todos na Bahia.
Com as visitas, o coordenador quer envolver a comunidade de todas essas localidades, pois “nesta natureza de projetos, só há sucesso quando existe participação social”, afirma ele, observando que os encontros têm reunidos parceiros diversos, como prefeituras, políticos e a própria iniciativa privada. O resultado, segundo Claudio Pereira, tem sido muito safistatório, pois os projetos despertam o interesse de todos pela sua importância social: em geral, as obras hidroambientais previstas visam garantir maior quantidade e qualidade da água que abastece os municípios, inibindo e controlando a degradação ambiental que atinge os principais cursos d`água da região.
Em Irecê, a reunião foi realizada conjuntamente entre o CBHSF e o Comitê de Bacia dos Rios Verde e Jacaré, contando com a participação da Câmara de Vereadores, representantes de órgãos públicos, como Embasa, Inema e Codevasf, e líderes comunitários locais.
Já em Bom Jesus da Lapa, a reunião ocorrida em torno da problemática do rio das Rãs envolveu toda a comunidade quilombola da região. Também participaram do encontro técnicos da Gama Engenharia, empresa responsável pela elaboração dos projetos de recuperação hidroambiental no município mediante licitação realizada pela agência de bacia AGB Peixe Vivo.
Houve também, como explica o coordenador, “uma excelente receptividade” aos projetos na comunidade de Brejão, no município de Santa Maria da Vitória. Na reunião, que contou com lideranças comunitárias locais, foi dada ênfase à necessidade de recuperação das nascentes que abastecem o Rio Corrente, afluente do Rio São Francisco que corre na região e tem grande importância para a população local.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF