CCR do Médio discute projeto de recuperação ambiental com comunidades quilombolas

27/09/2013 - 17:39

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, apresentou, na ultima quinta feira (26.09), para a Comunidade Quilombola Rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, a proposta de “Projeto de Recuperação Ambiental da Área Degradada na Comunidade Quilombola Rio das Rãs”, a ser realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O projeto, que envolve a proteção de áreas de nascentes, a readequação de estradas rurais e a recuperação e conservação de áreas degradadas e voçorocas, foi aceito por lideranças comunitárias da região.
“Apresentamos o projeto para que as comunidades não só tivessem conhecimento, mas também pudessem fazer adequações. A proposta foi bem recebida e, pelo que percebi, o pessoal está entusiasmado e com a expectativa de ver a execução”, disse Claudio Pereira, que além de coordenar a CCR é representante dos quilombolas no CBHSF. O coordenador lembra que a empresa responsável pela elaboração do projeto, escolhida mediante licitação realizada pela agência de bacia do CBHSF, AGB – Peixe Vivo, é a Gama Engenharia.
A apresentação do projeto aos quilombolas contou com a presença de representantes de comunidades Rio das Rãs, Rio das Rãs II, Capão do Cedro, Exu, Vila Martins, Brasileira, Retiro e Mocambo. Já com seu termo de referência pronto, o projeto entrará agora em fase de licitação, com data ainda a ser definida.
A Bacia do Rio das Rãs
O Rio das Rãs, que tem nascentes no município de Matina e percorre outros municípios baianos, a exemplo de Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Malhada e Bom Jesus da Lapa, é um afluente do lado direito do Velho Chico.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF