CBHSF entrega obra em Três Marias e completa 27 projetos hidroambientais finalizados

08/07/2015 - 15:09

2015-Jul-03-Tres-Marias-Entrega-Obra-Por-Wilton-Merces-Ascom-CBHSF (6)

Visita técnica às obras do projeto do CBHSF, em Três Marias (MG)


“Esse momento, sem duvida, é um marco na mitigação aqui na região. A obra não teria o sucesso que teve se não fosse a colaboração e aceitação de todos os moradores”, reconheceu o prefeito do município mineiro de Três Marias, Vicente Resende, sobre a obra de recuperação hidroambiental na bacia do rio Ribeirão Extrema Grande, afluente da represa de Três Marias- MG, que é contribuinte do Velho Chico. A entrega oficial da obra, realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), aconteceu no ultimo dia 03 de julho, na cidade de Três Marias. Com essa obra, o Comitê do São Francisco completa 27 projetos hidroambientais concluídos, em todas as regiões da bacia do Velho Chico, sendo 11 na região do Alto.
As últimas intervenções aconteceram nas cidades mineiras de Felixlândia e Três Marias, municípios do Alto São Francisco, com financiamento de quase R$ 700 mil (setecentos mil reais), de recursos da cobrança pelo uso das águas são franciscanas. A obra consistiu em mais de 14 mil metros de cercamento para proteger nascentes e mata ciliar, mais de 17 mil metros de estradas rurais adequadas e aproximadamente 160 bacias de capitação de água da chuva (barraginhas) para contenção de sedimentos e da velocidade das águas.

Na solenidade, que aconteceu na sede da Associação Comunitária do Bonfim e Adjacências – Asbom, entidade demandante do projeto, a integrante do Comitê e membro da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Silvia Freedman, que acompanhou as obras desde o inicio, agradeceu o apoio da Associação e contextualizou o processo, da concepção à execução. “Se não fosse a Asbom as obras não teriam acontecido com tanto êxito. A gente agradece o empenho de todos. As ações realizadas agora precisam de preservação e monitoramento e gostaríamos de contar também com o apoio do poder público municipal”, disse. “O Comitê está fazendo, muito bem, o seu papel na gestão dos recursos hídricos e os projetos hidroambientais representam um pouco desse esforço”, enfatizou Freedman.
Ainda no dia 03 de julho, além da solenidade de entrega da obra, houve visita técnica com a finalidade de mostrar as intervenções nas áreas contempladas em Três Marias. A visita, assim como a solenidade foi guiada pela empresa executora das ações, Neo Geotecnologia Ltda.
2015-Jul-03-Tres-Marias-Entrega-Obra-Por-Wilton-Merces-Ascom-CBHSF (13)

Diversas autoridades visitaram a Área de Preservação Permanente, protegida pelo CBHSF em Três Marias (MG)


A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, órgãos responsáveis pelo meio ambiente, recursos hídricos e saneamento básico, instituições e movimentos sociais, além da empresa Irriplan Engenharia, que é responsável pela fiscalização de obras do CBHSF, representada pela mobilizadora social Maria do Carmo Silva e pelo geógrafo Rafael Meokarem Andrade. Silvia Freedman aproveitou a oportunidade para falar que outras etapas do projeto em Três Marias e Felixlândia estão em andamento, e também para divulgar a agenda do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias, o qual ela preside. “No próximo dia 10 de julho, faremos a entrega do Plano Diretor de Recursos Hídricos do Comitê, documento tão importante que, dentre outros, traça diagnósticos e dá diretrizes à bacia”, destacou.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF