07/03/2016 - 9:39
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou no dia 3 de março, na Câmara Municipal de Três Marias (MG), seminário final do projeto de recuperação hidroambiental executado na vereda Barreiro Grande, no Entorno do Lago de Três Marias, contribuinte do rio São Francisco. O evento, que contou com a presença de integrantes do CBHSF e de diversas instituições, coincidiu com a celebração dos 53 anos de fundação da cidade. As atividades do dia foram concluídas com ações educativas com crianças na comunidade de Bazilas, no bairro de Aeroporto, onde aconteceram as intervenções do projeto. O prefeito do município, Vicente Resende, que acompanhou todos os momentos, elogiou a iniciativa do Comitê.
“As veredas do nosso país estão esquecidas. Estamos vivendo uma situação de escassez de água e, embora saibamos que isso seja resultado da ação do homem, precisamos de ações positivas como as que foram feitas agora pelo Comitê. Elas dão resultados a curto prazo”, disse o prefeito, referindo-se também ao projeto que o CBHSF finalizou na região no ano passado, entre as comunidade de Bonfim e Felixlândia, e que contou com a construção de diversas microbacias para barramento de água da chuva.
A professora da Escola Municipal Geraldo Marcia Pereira, Renata Magalhaes, que compareceu com os alunos da comunidade de Bazilas, manifestou o seu contentamento com a ação: “Quando recebemos o convite para participarmos da finalização desse projeto intensificamos o ensino dos biomas na escola”, revelou. Os alunos participaram da uma visita ao local em que foram plantadas quase quatro mil mudas de espécies nativas.
O engenheiro da empresa Neo Geotecnologia, responsável pelas obras do projeto em Barreiro Grande, Marco Antonio Santos, apresentou as outras ações realizadas com o projeto, como o plantio de espécies nativas em cinco hectares de Áreas de Preservação Permanente, e o cercamento de 2.800 metros de matas ciliares. Com financiamento de R$ 600 mil, provenientes da cobrança pelo uso das águas são franciscanas, foi possível também executar ações de mobilização social e educação ambiental.
O CBHSF já concluiu quase 30 projetos hidroambientais em todas as regiões fisiográficas da bacia do Velho Chico, 13 deles na região do Alto, com investimento total de cerca de R$ 21 milhões. De acordo com a secretária da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Silvia Freedman, que representou o coordenador Marcio Pedrosa, os recursos estão sendo bem aplicados, a partir de uma boa interação entre o CBHSF e os comitês estaduais mineiros.
Diversas instituições e autoridades participaram do evento, entre as quais o presidente do CBH Entorno do Lago de Três Marias-SF4, Altino Rodrigues Neto, o engenheiro ambiental da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Renato Junio Constâncio – que também integra a Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do Comitê do São Francisco – além da mobilizadora social Maria do Carmo Silva e do geógrafo Rafael Meokarem Andrade, representando a empresa Irriplan Engenharia, responsável pela fiscalização das obras.
ASCOMAssessoria de Comunicação do CBHSF