Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (AM) compartilha experiências na XXXV Plenária do CBHSF

07/12/2018 - 12:26


Embora o Amazonas tenha em seu território corpos d’água internacionais e de grande volume, tais como o rio Negro, Madeira e o Amazonas, possui apenas dois CBHs instituídos. Um deles é o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu, que aceitou o convite do CBHSF e trouxe seu secretário-executivo, Arthur Monteiro, para falar das ações para a revitalização e projetos em educação ambiental, em parceria com universidades e com a ONG Vitória Amazônica.


O Tarumã-Açu é a maior bacia hidrográfica na zona franca de Manaus e vem sofrendo com degradação provocada por urbanização, ocupação irregular, supressão vegetal e poluição em função da falta de tratamento de esgoto.
De acordo com Arthur, o principal desafio do comitê é a elaboração do Plano Diretor de Bacia e, a partir daí, proceder com os trâmites para a cobrança pelo uso das águas, para então financiar projetos de revitalização e educação ambiental na bacia.


Faça o download da apresentação.


IICA
Na sequência, a representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, Kilmara Ramos, falou dos projetos e parceria do Instituto no incentivo as boas práticas para a agricultura.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), tem um Projeto de Cooperação Técnica sobre Irrigação Agrícola na Bacia do São Francisco, cujo objetivo é buscar ações capazes de privilegiar as formas de conservação e gestão das águas superficiais e subterrâneas usadas para irrigação agrícola.
No encerramento, Anivaldo Miranda, retomou a discussão em torno da transposição do São Francisco  e disse que a transposição é viável, se for adotado o modelo participativo, de inclusão, ouvindo os interessados. Para finalizar agradeceu a participação de todos os membros e convidados. “Foram dois dias de trabalhos intensos, com uma pauta cheia, mas é uma felicidade trabalhar com pessoas construtoras de consciência coletiva, pois temos a consciência que estamos no caminho da democracia e da participação”. Finalizou.
A próxima Plenária do CBHSF será realizada em Brasília.


Veja fotos:



Texto: Núbia Primo
Fotos: Ohana Padilha