Secretário quer levar a ministra do Meio Ambiente à próxima plenária do CBHSF

28/09/2012 - 15:02

Ao receber uma delegação do CBHSF em seu gabinete, em Brasília, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson Guimarães, confirmou sua presença e de sua equipe na XXII Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a realizar-se nos dias 27, 28 e 29 de novembro em Penedo/Al. Ele também prometeu empenhar-se para garantir a presença da ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, no encontro.

A visita ao secretário foi realizada pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, e o secretário executivo do colegiado, José Maciel Oliveira, no dia 25 de setembro. O objetivo da reunião foi também de estreitar relações com o Ministério, incluindo a definição da participação do colegiado no Comitê Gestor da Revitalização do São Francisco, que é coordenado pelo Departamento de Revitalização de Bacias do MMA.

Também presente ao encontro, o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias, Renato Teixeira, comunicou ao secretário o acordo feito pelo DRB com a direção do CBHSF para realização em Penedo, antes da abertura da plenária, da Oficina do Comitê Gestor de Revitalização, que vai marcar participação do Comitê do São Francisco na entidade, cujos princípios são voltados para definição de estratégias e acompanhamento de ações visando a melhoria da qualidade da água do rio.

Pedro Wilson Magalhães manifestou sua expectativa em participar da próxima plenária do CBHSF: “Comitê é participação. Não adianta criar comitê e não trabalhar para que ele dê certo. Estamos aqui para ajudar no que for preciso. Teremos muito prazer em estar presentes nesta plenária”, disse, reforçando a necessidade de se trabalhar continuamente a cultura dos povos do entorno do rio, “para avivar sempre a importância de se cuidar do São Francisco”.