Estados apresentam seus programas de gestão de recursos hídricos durante a plenária

28/11/2012 - 13:42

Logo pela manhã desta quarta- feira (28.11), uma mesa redonda abordando a gestão estadual de recursos hídricos na bacia do Rio São Francisco abriu os trabalhos da XXII Plenária do CBHSF. Representantes de órgãos públicos dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Minas Gerais apresentaram aos membros e convidados presentes as ações de melhorias já efetuadas e/ou previstas para execução ao longo do rio.

“Precisamos lutar juntos em prol do rio São Francisco”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, Luis Napoleão Casado Arnaud Neto. Durante a sua apresentação, o secretário falou sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas e implantadas pelo governo do estado, através do programa Água para Todos, tendo em vista suprir a necessidade da população diante das  estiagens previstas para atingir o semiárido alagoano.

O secretário alagoano reiterou a importância de se preservar o Velho Chico e disse: “Temos que unir forças. Governo do estado, CBHSF e AGB Peixe Vivo são peças importantes para que isso venha se tornar realidade”, disse.

Em seguida, o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh – SE), Pedro Lessa, enumerou as ações que vêm sendo executadas e as que já foram desenvolvidas ao longo da parte sergipana do rio São Francisco. “Desenvolvemos este ano o Plano Estadual de Recursos Hídricos e pretendemos  ampliar e realizar a automação de sistemas de adutoras do alto sertão”, disse.

Finalizando, os representantes dos estados da Bahia e de Minas Gerais, respectivamente, José George Silva (INEMA) e Renata Araújo (IGAM), abordaram os investimentos que vêm sendo feitos na gestão de recursos hídricos desses estados. No caso da Bahia, a previsão é ser concluído em 2013 o plano da bacia dos rios Corrente e Grande – afluentes do São Francisco. Em Minas Gerais, a meta é que para o ano de 2014 a bacia do rio das Velhas (importante afluente do Velho Chico) seja totalmente revitalizada, contribuindo assim, diretamente, para a melhoria da qualidade da água para as populações.

 Assessoria de Comunicação

Penedo, 28/11/2012