Videoconferência da ANA apresentou balanço favorável em relação a vazão de Três Marias (MG) e Sobradinho (BA)

03/03/2020 - 17:23

A videoconferência mensal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) ocorreu na manhã desta segunda-feira (02) e discutiu mais uma vez as condições hidrológicas e meteorológicas da bacia do Rio São Francisco. Na ocasião, foram apresentados dados positivos em relação a vazão em Três Marias (MG) e Sobradinho (BA).

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) apresentou os gráficos com o monitoramento, previsões e projeções para a bacia do Rio São Francisco de acordo com as chuvas dos últimos 15 e 30 dias, bem como a previsão de chuvas para os próximos sete dias nas bacias de Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e do rio São Francisco. Já a CEMIG trouxe um relatório com informações sobre o controle de cheias em 2020. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostrou a avaliação das condições hidrológicas e de armazenamento na bacia do rio São Francisco e simulação até abril de 2020.

“Hoje nós participamos da reunião da sala de situação da Agência Nacional de Águas juntamente com vários setores para discutir a situação hidrológica e meteorológica da Bacia do São Francisco. Nós tivemos um cenário positivo, principalmente na região de Três Marias (MG), onde o reservatório teve seu vertedouro aberto na última quinta-feira (28), para poder receber mais água. É importante frisar que tudo foi realizado com planejamento para não ocasionar danos e enchentes na região de Pirapora (MG)”, disse Maciel Oliveira, vice-presidente do CBHSF.

Oliveira acrescentou que as previsões são de que o reservatório de Três Marias (MG) termine o período úmido acima dos 80%, se aproximando dos 90%. “Esse é um dado muito importante para nós porque Três Marias (MG) ajuda muito o reservatório de Sobradinho (BA). Com isso, Sobradinho chegará aos 45% de sua capacidade e a previsão é que ele termine o período úmido entre 66% e 74%, e isso aliviará bastante a região do Baixo São Francisco. Sendo assim, já foi autorizado o aumento da vazão para 1000m³/s a partir de Xingó, no mês de março, e deverá aumentar em abril para 1100m³/s. É um ótimo cenário, comparado aos últimos anos da situação hidrológica da bacia do São Francisco. Estamos felizes, mas temos que fazer tudo dentro do planejamento para assim evitar alguma situação inesperada”.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a reunião foi bastante positiva porque foram verificadas que as situações dos reservatórios de Três Marias e de Sobradinho estão ficando cada vez mais favoráveis. “Estamos verificando em Três Marias uma vazão afluente em um patamar bem elevado ao ponto que a CEMIG foi obrigada a abrir comportas, já que o volume tem chegado a níveis em que se recomenda essa medida. Mas, há também certas preocupações em relação às inundações em pontos críticos e, na videoconferência foram destacadas situações de atenção em Pirapora e Buritizeiros. Entretanto, há articulação com os bombeiros e Defesa Civil no sentido de garantir a segurança das comunidades. Em relação a Sobradinho, as notícias também são favoráveis e teremos uma defluência maior a partir de Xingó, o que é bom para o Baixo São Francisco, já que há muitos anos não tem vazões acima de 800m³/s e agora poderá ter acima de 1000m³/s, mas tudo isso irá exigir que o acompanhamento continue e iremos estar sempre atentos para gerenciar o rio São Francisco”, finalizou.

A videoconferência que acontece mensalmente na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) e é transmitida para os estados da bacia, avalia as condições hidrológicas do Velho Chico. Participam dela vários órgãos relacionados às questões do rio, a exemplo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), usuários, governo, irrigantes, entre outros. A próxima reunião está marcada para o dia 7 de abril, a partir das 10h.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Deisy Nascimento