Três novas estações hidrogeológicas de monitoramento das águas subterrâneas serão instaladas no Médio São Francisco

29/10/2021 - 18:45

Entre os dias 18 e 21 de outubro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou visita técnica junto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) nos municípios de Lapão, Ibititá, João Dourado, Canarana e Xique-Xique, na Bahia, que fazem parte da Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA) dos rios Verde e Jacaré. O objetivo da visita foi selecionar locais estratégicos para instalação de três estações hidrogeológicas que servem ao monitoramento das águas subterrâneas.

Desde 2017, o INEMA opera uma rede de monitoramento no estado da Bahia, utilizando-se de sensores multiparamétricos com datalogger e outros equipamentos automatizados que fornecem informações diárias sobre a qualidade das águas e a dinâmica do aquífero em relação às variações sazonais e efeitos antrópicos. A rede instalada abrange os municípios de Caldeirão Grande, Caém, Capim Grosso, Saúde, Jacobina, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Lapão, Xique-Xique, Morpará, Utinga, Itaguaçu da Bahia, Sento Sé, Valente, Santa Luz e Conceição do Coité.

Nos últimos anos, o CBHSF pleiteou a expansão da rede nas Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré, em função dos baixos índices pluviométricos, das características intermitentes dos rios e dos longos períodos de seca, fatores determinantes para a sustentabilidade das águas subterrâneas e para a necessidade de um conhecimento mais aprofundado sobre a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos. “Ter informações sobre a disponibilidade hídrica e recarga dos aquíferos é essencial para a proteção e otimização do uso dos recursos hídricos subterrâneos. O monitoramento das águas subterrâneas no Brasil ainda é incipiente e iniciativas como esta contribuem para reverter esse quadro”, explicou o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos.

Além de Campos, estiveram presentes nas visitas técnicas, Fábio Morais, secretário de João Dourado, Ancelmo Alencar, secretário de Ibititá, Mário Novaes, secretário de Canarana, Orestes Mariano, secretário de Lapão, Roberto Rivelino, secretário de Xique-Xique e Paulo Neiva, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré. “Além de monitorar a qualidade e quantidade dos recursos hídricos, também é importante promover a disseminação de suas informações para a sociedade”, observou Roberto Rivelino.


Veja as fotos da visita: 


Segundo a Lei nº 11.612/2009 (art. 27), o monitoramento da quantidade e qualidade das águas é um instrumento cujos objetivos são acompanhar as pressões antrópicas sobre os recursos hídricos de domínio estadual, identificar a quantidade e a qualidade das águas e dos ambientes aquáticos, avaliar a efetividade das medidas adotadas pelo sistema de gestão no controle e proteção dos recursos hídricos e gerar informações relativas às áreas prioritárias para a ação pública.

“Nosso objetivo é ampliar o número de pontos de monitoramento, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. A ação que estamos desenvolvendo agora está de acordo com o Plano de Recursos Hídricos do Rio Verde e Jacaré e a previsão é que essas três novas estações sejam instaladas até o final do ano. O INEMA pretende em breve expandir a rede para a outra margem do rio, chegando ao Aquífero Urucuia”, destacou Eduardo Topázio, representante da instituição.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Mariana Carvalho