Termo de Referência para execução de obras na Serra dos Morgados é apresentado em reunião virtual

06/05/2021 - 19:05

Representantes da comunidade de Serra dos Morgados, distrito do município de Jaguarari (BA), participaram na manhã desta quarta-feira (05) da apresentação do escopo dos serviços e diretrizes a serem seguidas na execução das intervenções solicitadas pela comunidade através do Edital de Chamamento Público 02/2019, para manifestação de interesse para seleção e contratação de projetos com foco na sustentabilidade hídrica no Semiárido. Este foi um dos projetos selecionados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A região contemplada vem presenciando a redução de sua recarga hídrica e o desaparecimento de boa parte dos rios que a percorriam.

Uma equipe de engenharia da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), empresa contratada pela Agência Peixe Vivo, por meio de licitação, esteve na comunidade em janeiro deste ano para visita de campo e o resultado do levantamento feito na ocasião foi apresentado aos representantes da proposta.

De acordo com os técnicos, o documento formatado em Termo de Referência prevê a construção de 15 cisternas calçadão de 52 mil litros cada, 15 barragens base zero, três barragens subterrâneas e um viveiro de mudas na Serra dos Morgados e na Serra da Beringela, povoado de Campo Formoso (BA). Com isso, espera-se contribuir com a produção agrícola e com a recarga hídrica dos aquíferos, além de subsidiar aparato para a geração de mudas que ajudarão no reflorestamento da região.

Ao mesmo tempo também deverão ser realizadas capacitações com as famílias demonstrando como a água das cisternas pode ser usada, capacitação para a manutenção das barragens e cultivo das mudas. “Esta é uma região que sempre produziu e vem, ao longo dos anos, vendo sua fonte de renda diminuir pela redução da disponibilidade dos recursos hídricos. Então, além do projeto poder contribuir com a recarga dos aquíferos, a comunidade também passará por capacitações que são de extrema importância no que diz respeito à conscientização da utilização sustentável dos recursos naturais”, afirmou o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz.

“Estamos muito ansiosos pelos resultados desta proposta. Isso significa vida para nossa região novamente”, afirmou Edna Maria de Almeida, representante da Associação das Mulheres Agricultoras e Artesãs de Serra dos Morgados.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Manuela Cavadas