O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio do Rio São Francisco, Uilton Tuxá, apresentou as atividades que estão programadas para acontecer no próximo dia 3 de junho, quando ocorre a mobilização nacional em defesa do rio. Durante a XXV Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que acontece em Belo Horizonte, foi apresentada em detalhes a mobilização que irá culminar com o lançamento de alevinos e de água limpa no rio, em Juazeiro.
Tuxá nomeou uma comissão especial, com a finalidade de tomar todas as providências com relação ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Um dos integrantes da comissão e responsável pelas tratativas, Luiz Dourado, explicou que o dia 3 de junho vai começar com uma panfletagem em Juazeiro e Petrolina, com o objetivo de informar a população sobre o ato, bem como convidar a todos para marcar presença.
Em seguida, no começo da tarde, haverá a concentração no bairro Angarí, a partir das 15h. Depois de 30 minutos, as pessoas se dirigem para tomar a ponte que liga os dois municípios (Petrolina e Juazeiro), com destino à Ilha do Fogo. A parada é necessária para esperar os alunos da rede municipal de ensino, que será liberada para participar da programação. “Já recebemos autorização do Exército para expor um balão com a marca da campanha, na Ilha do Fogo, onde iremos fazer o lançamento de alevinos e de água limpa, utilizando moringas, que estarão nas mãos das pessoas. É uma forma de simbolizar a necessidade de devolver a vida no rio”, explica Dourado.
O coordenador da CCR do Submédio acrescentou que será feito um reforço na mobilização. De acordo com Uilton Tuxá, haverá chamamento através de carros de som e os sites locais já foram contatados e deverão participar da mobilização, através da veiculação do material visual da campanha.