Sistema de captação de água de Pirapora (MG) é doado pelo CBHSF ao SAAE do município

18/10/2021 - 10:21

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), José Maciel Nunes de Oliveira, assinou o termo para doação do sistema de captação de água de Pirapora (MG) ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. A assinatura aconteceu na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte, no dia 15 de outubro.

O novo sistema, batizado de Captação de Água II, foi financiado pelo CBHSF com recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e teve um custo total de R$ 3 milhões. O novo sistema fica localizado no Distrito Industrial e atenderá a população da parte alta da cidade de Pirapora e as empresas instaladas na região.

De acordo com o diretor do SAAE de Pirapora, Bruno Santos Guimarães, o novo sistema permitirá dobrar a captação de água. “Esse sistema é um projeto importante para o município, pois possibilitará uma melhora significativa no abastecimento da população de Pirapora. Atualmente o SAAE capta 150 l/s para abastecer a população e o novo sistema nos permitirá aumentar para 300 l/s”, esclareceu.


Veja as fotos da reunião de assinatura:


O presidente do CBHSF, afirmou que a captação de água de Pirapora vai levar qualidade de vida para a população.

“A captação foi um investimento feito pelo CBHSF em Pirapora que vai melhorar a qualidade da água em toda a bacia do São Francisco, além de melhorar a qualidade de vida da população de Pirapora. É com grande satisfação que aplicamos o recurso da cobrança em projetos como esse”, disse Maciel Oliveira.

O CBHSF entregou a Captação Água II ao SAAE de Pirapora em outubro de 2020. O sistema era uma reivindicação antiga do município e do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora.


Veja as fotos da sistema de captação de água:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Tiago Rodrigues e Léo Boi