Seminário inicial do projeto de Requalificação Ambiental na Bacia do Rio Corrente é realizado em Correntina (BA)

26/08/2024 - 13:30

Realizado no município de Correntina (BA), na Escola Municipal Manoel Rodrigues, o seminário inicial das obras de requalificação ambiental na bacia do Rio Corrente propiciou à população local a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a execução do projeto que trará benefícios por meio da revitalização. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Nilson José Rodrigues, a secretária do Meio Ambiente, Regina de Castro Neves, o coordenador do CCR Médio – CBHSF, Ednaldo Campos, o representante da Aplicar Engenharia, Fernando Alan, o representante da Gama Engenharia e Recursos Hídricos, Pedro Lucas Cosmo, entre outros secretários da gestão municipal, diretores de escolas municipais e representantes de comunidades locais.


Convidada a dar início aos pronunciamentos, Regina de Castro, secretária do Meio Ambiente, destacou algumas realizações da pasta sob a sua gestão, dentre as quais algumas executadas em parceria com o CBHSF, e que o motivo de estarem reunidos naquela manhã era dar a boa notícia de mais um projeto que está prestes a ser realizado. De forma detalhada, disse que o plano de requalificação contribuirá significativamente para a revitalização de três rios, são eles: Rio Arrojado, Rio Guará e Rio do Meio. Destacou, também, que o projeto trará melhorias à Barragem do Buriti, à Lagoa Sucuriú, que por sua vez influenciará a vazão do Rio Guará e Rio do Meio, e ao Ribeirão Salitre.

Coordenador do CCR Médio – CBHSF, Ednaldo Campos ressaltou o empenho do prefeito de Correntina no que se refere às causas ligadas ao meio ambiente, e citou como exemplo o projeto de esgotamento sanitário com o qual o município foi contemplado em outra oportunidade, fruto do esforço do gestor que agora favorece a cidade com mais um projeto de grandes melhorias na sua bacia hidrográfica.

Nilson José Rodrigues, prefeito de Correntina, salientou a importância do projeto de requalificação da bacia do Rio Corrente para as gerações futuras. Segundo ele, o cuidado com a bacia assegura o volume de água fundamental para o uso coletivo nas mais diversas formas, seja na agricultura, no uso doméstico etc. O gestor demonstrou sua satisfação com o iminente início das obras ao dizer “hoje temos a alegria de receber aqui um projeto como esse de R$ 1.2mi, fruto de um trabalho árduo, demorado, mas consistente. É preciso a gente se preocupar com o nosso futuro, os nossos rios, as nossas nascentes, as nossas veredas e os nossos córregos, são eles que alimentam nossos rios”. O prefeito fez questão de mencionar, ainda, a importância de educar as crianças da rede municipal no sentido de sensibilizá-las sobre a preservação preventiva das águas da bacia: “nós temos que orientar as nossas crianças para crescerem com este conhecimento, com esta sensibilidade com a natureza. Muito obrigado aos nossos queridos professores e aos nossos diretores que se dispuseram a estar aqui nesta manhã para ver de perto o trabalho brilhante que nós estamos apresentando, o trabalho que vai dignificar o nosso futuro, o trabalho que fará a marca daqueles que realmente gostam do meio ambiente, que gostam de gente e, acima de tudo, respeitam a natureza e o povo”.


Veja mais fotos do seminário inaugural:


Fernando Alan, representante da Aplicar Engenharia, empresa responsável pelas obras, demonstrou os objetivos e trouxe detalhes sobre a execução do projeto. Dentre todos os propósitos, ele destacou a adequação de estradas rurais, que consiste em implementar sarjetas e lombadas para melhorar a drenagem e reduzir a erosão; o cercamento de APPs; a implementação de barraginhas para captação e armazenamento de água e a instalação de paliçadas para o controle de erosão e proteção de encostas vulneráveis. Por fim, enfatizou a importância da mobilização social frente às ações de requalificação ambiental.

O início das obras será em setembro, e o plano de execução prevê a conclusão delas em fevereiro de 2025.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes