Secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais assume compromisso de celebrar protocolo de intenções com o CBHSF

12/04/2018 - 10:31


Presidente do CBHSF reúne-se com o secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais e afina relação entre Governo de Minas e Comitê.
O secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (11 de abril), na sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em Belo Horizonte (MG). O objetivo foi afinar a relação entre Governo de Minas e o Comitê de Bacia.
Durante o encontro, Germano Vieira assumiu o compromisso de celebrar com o CBHSF um protocolo de intenções para a implantação de ações de interface entre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF 2016-2025), elaborado pelo Comitê, e o planejamento do governo de Minas para realizar ações de preservação e revitalização na bacia do Velho Chico.
Anivaldo Miranda pontuou a importância da participação dos gestores estaduais no processo de construção do Pacto das Águas, Pacto da Legalidade e Pacto da Revitalização na definição e acompanhamento de ações e projetos a serem financiados com os recursos da cobrança pela água bruta na bacia. “O CBHSF deseja que a articulação com os Estados seja a mais estreita possível, principalmente para dar mais sinergia e complementaridade às ações e investimentos que tanto a União, quanto os Estados e municípios pretendem realizar ao longo da bacia do São Francisco”, afirmou.
O secretário Germano Vieira falou sobre a importância de alianças como essa e dos avanços já alcançados no Sisema e que permitirá inovações na regulação das águas em Minas Gerais. “O ano de 2018 começou com a reestruturação dos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Temos o intuito de aprimorar, cada vez mais, a gestão das águas em Minas. Estamos sempre abertos ao diálogo com os Comitês de Bacia para saber quais são os seus anseios e esclarecer o que o governo de Minas pode fazer. Estamos dispostos a avançarmos em parcerias e criarmos condições para que de fato o gerenciamento de recursos hídricos progrida no estado”, afirmou Germano Vieira.
Anivaldo Miranda foi acompanhado no encontro com o secretário de Meio Ambiente pelas diretoras da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes e Ana Cristina da Silveira. Também esteve presente a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Carvalho de Melo.

Confira as fotos da reunião:

*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Ohana Padilha