Salve, Luiz!

21/12/2012 - 10:37

Neste mês de dezembro o Brasil comemorou o centenário de nascimento de um de seus filhos mais queridos: Luiz Gonzaga, o rei do Baião. As homenagens aconteceram em todo o país, desde São Paulo até a sua terra natal, o município de Exu, no estado de Pernambuco, localizado na bacia do rio São Francisco.

Luiz, ou Gonzagão, como é carinhosamente chamado, cantou o rio, seus afluentes e a realidade do povo sãofranciscano em muitas de suas canções, como em “Riacho do Navio”, uma parceria com o poeta Zé Dantas, que fala dos rios São Francisco e Pajeú.

A estiagem, que neste momento volta a atingir o Nordeste”, também foi inspiração para muitas obras, como “São Francisco de Canindé”, de Julinho e Luiz Bandeira, e a antológica “A Triste Partida”, do poeta Patativa do Assaré, que ele tornou nacionalmente conhecida.

Por tudo o que legou à cultura brasileira, Luiz Gonzaga se tornou símbolo da força criativa do país. E de uma maneira muito especial, com a sua sensibilidade e alegria Gonzagão se eternizou no coração do povo do São Francisco.