Rio das Lágrimas Secas é o grande vencedor da 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental

03/12/2018 - 13:44


Película Enquanto Canto vence na categoria júri popular; a diretora ainda recebeu Menção Honrosa.
O Circuito Penedo de Cinema trouxe à sua sala de exibição, na Praça 12 de Abril, um grande público durante uma semana de evento. Crianças, adolescentes, adultos e idosos desfrutaram de dias lúdicos, de muita educação ambiental, história e cultura. O último dia de Circuito já vai deixando saudade e o gostinho de “quero mais” entre os penedenses e os visitantes de outros municípios e estados.
Na noite deste domingo (2), foram consagrados os cinco filmes em curta-metragem vencedores das mostras competitivas do evento, que juntos ganharam 41 mil reais em premiação.
O grande vencedor do 11º Festival do Cinema Brasileiro foi o filme ‘O canto das pedras’, dirigido por Tatiana Cantalejo, do Rio de Janeiro. O júri oficial ainda concedeu menção honrosa às produções Transparentes, de Raphael Dias (RJ), e Lençol de Inverno, de Bruno Rubim (MJ). Já o público elegeu o filme Avalanche, de Leandro Alves (AL), como o melhor da mostra competitiva.
O filme alagoano ‘À Espera’, de Nivaldo Vasconcelos e Sónia André, foi vencedor em dose dupla. O curta foi eleito melhor filme pelos júris oficial e popular do 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas.
O júri oficial da mostra universitária também elegeu os filmes ‘Sair do Armário’, de Marina Pontes (BA),’ e Mãe?’, de Antônio Victor (BA), em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Já o júri oficial da 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental elegeu em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, os filmes ‘Rio das lágrimas secas’, de Sáskia Sá (ES); ‘Pintado’, de Gustavo McNair (SP); e ‘Do corpo da terra’, de Júlia Mariano (RJ). O júri também concedeu menção honrosa aos curtas ‘Carroça 21’, de Gustavo Pera (SP), e ‘Enquanto Canto’, de Sil Azevedo (RJ), que ainda foi escolhido como melhor filme pelo voto popular.
Todos os filmes escolhidos pelo júri popular ganharam dois mil reais em serviços de pós-produção da produtora Mistika Post.
Sérgio Onofre, coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, fez um balanço positivo do evento. “Conseguimos trazer gente de todos os recantos do País. É um evento da UFAL, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Sebrae e Fapeal, Estado de Alagoas. Muitos braços conseguiram realizar este evento e estamos felizes com o resultado”.
O membro do CBHSF, Antônio Jackson, parabenizou os organizadores do festival e pontuou que o Comitê sai daqui exitoso. “A Mostra Velho Chico de Cinema impressionou. Aqui passaram mais de duas mil crianças que conheceram um pouco mais sobre o Velho Chico. Do ponto de vista educacional foi muito gratificante”, ressaltou.
O vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes pontuou que todos vivenciaram no Circuito Penedo a cultura, a arte e uma semana intensa de atividades. “Vimos aqui muitos estudantes participando e é emocionante percebermos o engajamento de todos eles. No próximo ano teremos um Centro de Convenções (tradicional Cine São Francisco) que vai sediar o próximo Circuito Penedo de Cinema”, finalizou.


Confira as fotos da noite de premiação:


 

*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira