A organização do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontece no próximo mês de junho, em Petrolina (PE), está quase pronta. O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco e um dos organizadores do evento, Melchior Carlos do Nascimento, realizou, em Brasília, reunião de planejamento com os grupos temáticos sobre as pesquisas. O objetivo foi envolver os pesquisadores no evento, que deve contar com pelo menos 500 participantes. O simpósio é uma iniciativa do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em parceria com a universidade do Vale do São Francisco (Univasf).
De acordo com Melchior Nascimento, o encontro definiu os grupos que irão receber os trabalhos apresentados no simpósio. Serão cinco grupos, cada um formado por cinco membros. Os trabalhos serão apreciados pelos grupos de governança; dimensão social e saúde; qualidade de água; quantidade de água; e conservação da biodiversidade e preservação hidroambiental.
Para o coordenador, o simpósio deverá ter a capacidade de responder o que tem sido produzido em termos de pesquisas no âmbito da bacia do São Francisco. “Com isso, será possível definir o que será possível priorizar em termos de projetos a serem implantados”, esclareceu. “Não quero dizer que o Comitê vá atuar como fomentador, mas a partir daí deverão surgir parcerias com instituições privadas e de governo para implantação de iniciativas que beneficiem a bacia do Velho Chico”, completou.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF