Através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, coordenou, na última segunda-feira (07/7), em São Desidério, no oeste baiano, a primeira reunião para a construção dos Planos Municipais de Saneamento Básico dos municípios de Catolândia, Angical e São Desidério. De acordo com o coordenador, os prefeitos desses municípios marcaram presença e confirmaram o compromisso com a iniciativa do Comitê.
“A participação dos envolvidos é muito positiva do ponto de vista de adesão à construção dos planos e isso nos alegra porque mostra que o CBHSF consegue, além de colaborar na construção dos documentos, estabelecer um diálogo entre os municípios da bacia”, afirma Claudio Pereira.
Conforme o coordenador da CCR, houve a sugestão de criação de comissões de acompanhamento da elaboração dos planos. A proposta é que seja uma formação mista, com representação de membros das prefeituras, da sociedade civil organizada e integrantes de outros comitês. Será pensada em uma data para possivel reunião de amadurecimento da proposta e para outros encaminhamentos referentes à construção dos Planos.
A construção dos planos, que vai durar, aproximadamente, 10 meses, será financiada com recursos da cobrança pelo uso da água do São Francisco. O Comitê do São Francisco está investindo cerca de R$553 mil na execução dos serviços, que ficarão a cargo da empresa licitada Gerentec Engenharia Ltda. A empresa já iniciou o processo de coleta de dados junto às comunidades.
Mais Planos
O CBHSF iniciou a construção de Planos Municipais de Saneamento Básico também em municípios dos estados de Minas Gerais, Alagoas e Sergipe, respectivamente no Alto e Baixo São Francisco. O Comitê financiará a elaboração de 26 PMSB`s em municípios de todas as regiões fisiográficas da bacia, compreendendo o Alto, Baixo, Médio e Submédio São Francisco.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF