ANA mantém suspensão da captação de água do rio São Francisco às quartas-feiras

15/05/2018 - 9:05

O chamado Dia do Rio, medida formalizada através de resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) e que consiste na suspensão da captação de água no Rio São Francisco às quartas-feiras, deverá permanecer nesse dia, apesar da solicitação dos perímetros irrigados, para alterar a medida para os domingos. A decisão foi confirmada nesta segunda-feira (14 de maio), durante reunião que avalia as condições hidrológicas da bacia hidrográfica, promovida pela agência federal em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.
O Dia do Rio foi estabelecido pela resolução 1.043, da ANA, em junho do ano passado, em função da crise hídrica que atingiu fortemente a bacia do Velho Chico, com prejuízo para a reposição de água dos reservatórios. Durante a videoconferência, a superintendência da agência federal apresentou estudos que apontam a viabilidade de se continuar com a medida. De acordo com a explanação feita nesta manhã, o Dia do Rio proporciona um ganho de 2,5% no armazenamento do reservatório de Sobradinho, na Bahia.
O estudo apresentado pela ANA também apontou para a redução de 14% no consumo de energia elétrica nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. “Então, pelos dados apresentados, o Dia do Rio será mantido nas quartas-feiras, até o dia 31 de julho, conforme vigora a mais recente resolução que versa sobre o tema”, afirmou o superintendente de Operações e Eventos Críticos da agência federal, Joaquim Gondim, que coordena as reuniões semanais promovidos pela ANA.
Projetos
Na reunião, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, fez uma explanação sobre os projetos financiados pelo colegiado e que estão em execução, a exemplo da construção da estrada de acesso ao povoado Resinas, em Sergipe, cuja ordem de serviço será assinada nos próximos dias. “Além disso, estamos aguardando o envio, por parte da Companhia de Abastecimento de Alagoas [Casal] do projeto de construção do reservatório pulmão para atendimento à população de Piaçabuçu, em Alagoas, que sofre com a salinidade da água captada pelo rio São Francisco”, afirmou Miranda.
O presidente do Comitê relacionou, ainda, o financiamento dos planos municipais de saneamento básico, já entregue a diversos municípios inseridos na bacia do Velho Chico, desde o Alto até o Baixo São Francisco.
Além disso, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou dados que apontam para o registro de praticamente nenhuma chuva na bacia nos próximos dez dias. Além disso, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) também exibiu estudos sobre a qualidade da água do manancial, relacionando questões como o pH da água e outros itens técnicos.
Participaram da reunião, representantes dos estados banhados pelo Velho Chico, técnicos do governo federal e representantes de projetos irrigados, além de outros órgãos relacionados ao São Francisco. A próxima reunião para discutir as condições hidrológicas da bacia do chamado rio da integração nacional acontece na próxima segunda-feira, dia 21.

*Texto: Delane Barros