As condições hidrometeorológicas desfavoráveis na bacia do rio São Francisco serão tema de nova reunião de avaliação dos efeitos da vazão reduzida nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Três Marias (MG), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF). A reunião, marcada para o próximo dia 19 de agosto, deve reunir os diversos órgãos envolvidos no processo, entre os quais o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Em virtude do quadro climático, desde abril de 2013 o setor elétrico apresenta pedidos de redução da vazão do rio. Devido a isso, o volume de água liberado, tanto no Alto quanto no Baixo São Francisco, tem sofrido variações. No reservatório de Sobradinho, a defluência tem sido reduzida paulatinamente. Com isso, saiu do volume de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) há dois anos para os atuais 900 m³/s. Em Três Marias, a variação também acontece desde então, em valores diversos, aumentando em alguns momentos e diminuindo em outros.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será representado no encontro pelo vice presidente, Wagner Soares, e o secretário geral, Maciel Oliveira. Em diversas oportunidades, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, tem insistido com o setor elétrico para que sejam feitas as devidas compensações pelas perdas ambientais provocadas no rio São Francisco. A reunião está marcada para as 10h, na sede da agência reguladora, em Brasília.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF