Lapão (BA) será contemplada com um viveiro de mudas da Caatinga

24/09/2024 - 12:35

No último dia 18, o prefeito de Lapão (BA), Márcio Messias, recebeu em seu gabinete o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o representante da Gama Engenharia, Pedro Lucas Cosmo, e os engenheiros da Joamar Construtora, Joaquim Armando e Emerson Santos. Também esteve presente na reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, Orestes Menezes. Na ocasião, foram aprofundados pontos relativos à construção do viveiro do município, seguida de uma visita técnica ao local onde será construído.


O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, oportunamente, comunicou ao prefeito que o CBHSF firmou um convênio com a Universidade Federal do Vale do São Francisco para que esta forneça sementes pré-selecionadas para serem cultivadas no viveiro, e que cogitaria um aditivo ao projeto para a capacitação do pessoal. Prontamente, o prefeito se comprometeu em prover os custos relativos à capacitação, como uma alternativa ao aditivo.

Por sua vez, o prefeito Márcio Messias demonstrou contentamento pela aproximação entre o município e o CBHSF ao mencionar as duas iniciativas mais recentes do órgão em sua cidade, que são o esgotamento sanitário rural na comunidade de Volta Grande e a construção do viveiro. Segundo o gestor, trata-se de uma grande realização há muito tempo pretendida pela cidade: “O viveiro é um sonho. Aqui, nós temos um que funciona numa proporção muito menor. Quando apareceu a oportunidade junto ao Comitê, nós abraçamos a causa. Chegou o momento que vai nos possibilitar fazer a distribuição de mudas. O nosso bioma caatinga precisa muito, não tenho dúvida que se trata de um projeto que vai melhorar consideravelmente o nosso meio ambiente. É um sonho realizado, vamos ser parceiros neste projeto.” Ednaldo corroborou com as palavras do prefeito Márcio ao dizer que em Lapão existe uma tradição ligada à produção de mudas de espécie nativa, e que num passado não muito distante, ela se dava de forma muito rudimentar. Hoje, com a possibilidade da realização do projeto, Lapão pode se tornar uma referência neste tipo de produção, segundo o coordenador da CCR Médio São Francisco.



Encerrada a reunião, a convite de Ednaldo, os engenheiros da Joamar Construtora, responsável pela execução da obra, os representantes da Gama Engenharia, empresa fiscalizadora, o prefeito Márcio e o secretário municipal do Meio Ambiente, Orestes Menezes, dirigiram-se ao local a fim de se fazer um levantamento inicial. Na oportunidade, foram feitas aferições do terreno bem como foram verificadas as estruturas onde ficarão alojamento, refeitório e maquinário necessário para o empreendimento.

O CBHSF já realizou o seminário inicial para apresentar o projeto à população. O início das obras será ainda em setembro, e o prazo estimado para a conclusão é de seis meses.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes